News

News



Uso de mapas conceituais favorece aprendizagem e projetos colaborativos (in Portuguese)




Uso de mapas conceituais favorece aprendizagem e projetos colaborativos

Para comunicar um conhecimento, tanto reportagens jornalísticas, como apresentações corporativas, trabalhos de faculdade e livros didáticos utilizam os organizadores gráficos. São ferramentas que ajudam a representar visualmente uma ideia, uma informação, como é o caso dos fluxogramas, cronogramas e infográficos. Atentos ao potencial desses organizadores, um grupo de pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP vêm se dedicando ao estudo dos mapas conceituais, considerado pelos estudiosos o mais poderoso organizador gráfico.“O que caracteriza o mapa conceitual é o que chamamos de proposição. São dois conceitos que colocamos em ‘caixinhas’ e unimos com uma seta, indicando um sentido de leitura; em cima da flecha, é explicada a relação conceitual entre eles”, explica Paulo Rogerio Miranda Correia, coordenador do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, que desde 2005 estuda estratégias para elaboração e aproveitamento desses organizadores como modo de promover a aprendizagem significativa.

Clique aqui para ver a matéria completa.

Back

Comments are closed.