Eventos

 

Reuniões do NAP


Eventos


12/04 – 26/04 – 10/05 – 24/05 – 14/06 – 01/10 – 22/10 – 12/11 – 03/12

Seminários: Novas Arquiteturas Pedagógicas

 


Engaging Learning Experiences in Mixed Media Mixed Reality Environments

Workshop Internacional “Mapas conceituais e a gestão do conhecimento no ensino e na pesquisa”

 

 


Workshop Internacional “Mapas conceituais e a gestão do conhecimento no ensino e na pesquisa”

Programação:

9:30h – 12:30h - 
Como os mapas conceituais podem ser úteis no ensino superior? (How concept maps can be useful in higher education?)
 
Prof Dr Joseph Novak (Institute for Human and Machine Cognition)
Prof. Dr. Ian Kinchin (University of Surrey)
Profa. Dra. Marcia Linn (University of California – Berkeley)
Moderador: Prof. Dr. Ulisses Araújo (USP)
 
14:30h-17:30:
Como os mapas conceituais podem ser úteis na pesquisa multi/interdisciplinar? (How concept maps can be useful in multi/interdisciplinary research?
 
Prof. Dr. Alberto Canas (Institute for Human and Machine Cognition)
Prof Dr Louis Fourie (Cape Peninsula University of Technology)
Dra Natalia Derbentseva (Defence Research and Development Canada)
Prof Dr Robert Hoffman (Institute for Human and Machine Cognition)
Moderador: Prof. Dr. Paulo Correia (USP) 

 

 


Engaging Learning Experiences in Mixed Media Mixed Reality Environments

 

Data: 15/04/2014

Confirmar Presença: npnap@usp.br

Palestrante: Profa. Dra. Renate Fruchter

Debate: Messias Borges da Silva – Escola de Engenharia de Lorena – EEL-USP

Mediador: Ulisses

Horário: 10hrs às 12hrsDr. Renate Fruchter is the founding director of the Project Based Learning Laboratory (PBL Lab – http://pbl.stanford.edu) established in 1993, at Stanford University. Her R&D focuses on collaboration technologies in support of cross-disciplinary, geographically distributed teamwork, and e-Learning, such as team building, knowledge capture, sharing and re-use, project memory, corporate memory, mobile solutions, interactive workspaces, sensor-based interaction, and mixed media and mixed reality environments for remote collaboration.O vídeo da palestra “Engaging Learning Experiences in Mixed Media Mixed Reality Environments” ministrada pela Dra. Renate Fruchter no dia 15/04/2014 no Auditório “Prof. Francisco Romeu Landi”, prédio da Administração da Poli-USP, está disponível no site do IPTV USP nesse link (em inglês).

Local: Auditório “Prof. Francisco Romeu Landi”, no prédio da Administração da Poli-USP
Ver mapa ampliado

 

Voltar


 

Seminários: Novas Arquiteturas Pedagógicas

 

Data: 27/03/2014

Inscrições gratuitas: npnap@usp.br

Palestrante: Carlos Teixeira

Debate: Reinhold Steinbeck e Edgar Stuber (IntoActions)

Horário: 09hrs às 12hrsA prática de design conhecida como ideação é definida como a habilidade de explorar e prototipar novas alternativas para soluções já existentes. A pergunta “Para que serve a ideação?” busca debater o potencial desta prática para se tornar um dos principais pilares das novas arquiteturas pedagógicas.O vídeo da palestra “Pra que serve a ideação” ministrada por Carlos Teixeira no dia 27/03/2014 no Design LAB – Biblioteca da FEA – USP, está disponível no site do IPTV USP nesse link.

Local: Design LAB – Biblioteca da FEA – USPVer mapa ampliado

Voltar


 

 

AEC (Architecture/Engineering/Construction) Global Teamwork 3.0

 

 

Data: 21/05/2013

Confirmar Presença: eventos@poli.usp.br
O evento será em inglês.

Palestrante: Dr. Renate Fruchter

Horário: 10hrs às 12hrs

Dr. Renate Fruchter is the founding director of the Project Based Learning Laboratory (PBL Lab), lecturer in the Department of Civil and Environmental Engineering, and Senior Research Engineer thrust leader of “Collaboration Technologies” at the Center for Integrated Facilities Engineering (CIFE), at Stanford. She leads a research effort to develop collaboration technologies for multidisciplinary, geographically distributed teamwork, and e-Learning. Her interests focus on R&D and larger scale deployment of collaboration technologies that include Web-based team building, synchronous and asynchronous knowledge capture, sharing and re-use, project memory, corporate memory, and mobile solutions for global teamwork and e-Learning.

Local: Auditório da AEP – Associação dos Engenheiros

Politécnicos
Exibir mapa ampliado

In addition, she has established in 1998 a strong research effort focusing on the impact of technology on learning, team interaction, and assessment. She is the leader and developer of the innovative “Computer Integrated Architecture/Engineering/Construction Global Teamwork” course launched in 1993, at Stanford, that engages universities from US, Japan, and Europe.

Voltar


Data: 04/04/2013

Inscrições: Apoio acadêmico – 3091-3574

Informações: www.fe.usp.br

Coordenação: Profa. Valéria Amorim Arantes
Prof. Mário Sérgio Vasconcelos

Programação

 

9h: Abertura
Prof. Mário Sérgio Vasconcelos (UNESP/Assis)
Profa. Valéria Amorim Arantes (FEUSP)

9h15 – 11h: Comunicação de Pesquisa

11h: Comentários Sobre os Trabalhos Apresentados nas Comunicações de Pesquisa
Prof. Leonardo Lemos (UNESP/Assis)
Prof. Mário Sérgio Vasconcelos (Unesp/Assis)
Prof. Ulisses Ferreira de Araújo (EACH/USP)
Profa. Valéria Amorim Arantes (FEUSP)

Local: Auditório da FEUSP
Exibir mapa ampliado
14hr – 17h: Estado da arte da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Profa. Montserrat Moreno Matimón (Universidade de Barcelona)
Profa. Genoveva Sastre (Universidade de Barcelona)

Voltar



I Workshop Sobre Mapeamento Conceitual (WMCB 2013)
Data: 25 e 26/03/2013

Horário: 8h às 17h30

Inscrições: Pelo site, com desconto até 20/03/2013

Público-Alvo: Docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação interessados no uso de mapas conceituais.

Contato: (11) 3062-1722 ou E-Mail

Programação: Link

Site do Evento: www.cmc2014.com.br

Local: EACH/USP

Leste
Exibir mapa ampliado

O WMCB-2013 pretende disseminar a técnica de mapeamento conceitual entre usuários interessados e acadêmicos (docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação), a partir da interação com palestrantes com larga experiência na área de mapas conceituais. O evento contém uma distribuição equilibrada de atividades teóricas (5,5 horas) e práticas (6 horas), a fim de estimular a interação entre os pesquisadores e os participantes, que terão a oportunidade de ver demonstrações e de elaborar seus próprios mapas conceituais de forma individual e em pequenos grupos.

Voltar
 

Comments are closed.