O NP-NAP vem desenvolvendo de forma colaborativa e cooperativa projetos e pesquisas para a construção de novas formas de se conceber tempos, espaços e relações na educação. Ao assumir novas linguagens e diferentes tecnologias como eixos de sustentação de suas ações, o que se tem em vista não é apenas o aproveitamento da tecnologia para fins pedagógicos, mas a construção de ambientes educativos inovadores seja pelos conteúdos propostos e formas de trabalho, seja pelas relações entre sujeitos na construção do conhecimento e a transformação de suas representações.
Entre os desafios que o grupo enfrenta e que o motiva na promoção de impactos relevantes nas formas de conceber e praticar a educação e a produção de conhecimentos, merecem destaque:
- Incorporar novas tecnologias e diferentes linguagens nas aulas, nos processos formativos e nos currículos de formação;
- Introduzir outras formas de se conceber as relações entre alunos e professores na produção de conhecimentos;
- Estudar os processos de aprendizagem dos estudantes e de professores em diferentes situações educativas, a partir de experiências colaborativas e cooperativas, visando compreender suas representações e formas da apropriação do saber;
- Pesquisar as mudanças de postura e as reflexões dos docentes ao enfrentar diferentes e novas situações educativas;
- Desenvolver novas interfaces para a educação, incluindo o uso de equipamentos multimídia e multilinguagem, e a preocupação estética na relação com o conhecimento;
- Compreender o impacto de redes sociais no cotidiano dos processos educativos formais;
- Estudar as representações sociais dominantes e a modificação nas representações dos sujeitos participantes das atividades formativas sobre as experiências vividas.