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Laboratório de Inovação em Governo estimula parceria com o cidadão


Uso de mapas conceituais favorece aprendizagem e projetos colaborativos




Laboratório de Inovação em Governo estimula parceria com o cidadão


 

O recém inaugurado Laboratório de Inovação em Governo tem o objetivo de promover estas novas formas de relação dentro das estruturas governamentais, oferecendo suporte teórico e prático para que isso aconteça. A apresentação do laboratório aconteceu no dia 2 de junho, na sede da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) – parceira da USP, das Secretarias Estaduais do Planejamento e do Desenvolvimento; da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade); e do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) na iniciativa.

A criação do laboratório se deu a partir da junção de interesses da Agência de Inovação do Governo de São Paulo (IGOV-SP) e do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP) da USP, coordenado pelo professor Ulisses Ferreira de Araújo.

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Uso de mapas conceituais favorece aprendizagem e projetos colaborativos


 

Para comunicar um conhecimento, tanto reportagens jornalísticas, como apresentações corporativas, trabalhos de faculdade e livros didáticos utilizam os organizadores gráficos. São ferramentas que ajudam a representar visualmente uma ideia, uma informação, como é o caso dos fluxogramas, cronogramas e infográficos. Atentos ao potencial desses organizadores, um grupo de pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP vêm se dedicando ao estudo dos mapas conceituais, considerado pelos estudiosos o mais poderoso organizador gráfico.“O que caracteriza o mapa conceitual é o que chamamos de proposição. São dois conceitos que colocamos em ‘caixinhas’ e unimos com uma seta, indicando um sentido de leitura; em cima da flecha, é explicada a relação conceitual entre eles”, explica Paulo Rogerio Miranda Correia, coordenador do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, que desde 2005 estuda estratégias para elaboração e aproveitamento desses organizadores como modo de promover a aprendizagem significativa.

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