Projetos

As investigações do NP-NAP tem caráter interdisciplinar e assumem como princípio que as mudanças necessárias para a construção de novas arquiteturas pedagógicas precisam considerar as dimensões complementares de conteúdos, formas/metodologias, relações entre os sujeitos da educação e as representações culturais dos participantes do processo educativo.

Os projetos de pesquisa em andamento são:


A Transformação do Currículo Escolar por meio da Transversalidade e Interdisciplinaridade


Baseado nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), de transversalidade e de interdisciplinaridade, o projeto oferece um curso para 1.000 professores, introduzindo no currículo das escolas de educação básica conteúdos referentes às culturas humanas e sobre ética e cidadania.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araujo, Profa. Dra. Valeria Amorim Arantes. Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Juliana Franzi.

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A Escola e as Práticas Interativas na Produção Textual


Ao longo dos anos, a alfabetização e o ensino da língua escrita sempre se configuraram como metas prioritárias da escola. No entanto, mesmo em um momento onde o desafio maior parece ser o da alfabetização digital, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental I no domínio da língua portuguesa está muito aquém das metas desejáveis. Vem daí o interesse em (re)significar o ensino da língua escrita para subsidiar novas diretrizes e propostas pedagógicas. Com esse foco, a pesquisa tem como objetivo estudar o processo de produção textual colaborativa, feita em diferentes condições (papel ou computador) e com diferentes objetivos (expressão de ideias, comunicação e resolução de problemas). Ao eleger como tema das produções a vida escolar e a própria escrita, o estudo visa também aprofundar a compreensão da criança sobre a língua, a escola e seus problemas.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Profa. Dra. Silvia de Mattos Gasparian Colello. Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Fernanda Affonso do Rego.

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Os Alunos e a Apropriação dos Saberes, Formas e Ritmos das Aulas


No conjunto dos estudos sobre as Novas Arquiteturas Pedagógicas, a proposta é entender como os alunos se apropriam dos saberes, formas e ritmos das aulas realizadas com tecnologias e lógicas de estudo inovadores, em cursos que visam à formação continuada de professores e profissionais da educação. Trata-se de investigar, em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (os TCC´s), como os estudantes mobilizam determinada bibliografia, usam determinadas idéias, destacam determinados temas, propõem e respondem questões. Isso significa entender como os alunos vivem e pensam o ensino e de que maneira o curso favorece suas relações com o conhecimento e com a profissão. Até que ponto as discussões fizeram sentido, foram valorizadas pelos alunos? Vale assinalar que os TCC’s serão analisados, pois correspondem a produções que evidenciam as apropriações do curso.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Paula Perin Vicentini, Rita de Cássia Gallego e Vivian Batista da Silva. Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Angélica Abreu da Cunha e Andressa Livério.


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Políticas e Currículos de Formação Para a Docência na Educação Básica:
Saberes e Representações de Professores Univeritários


Tendo como pressuposto que entre as prescrições dos currículos institucionalizados e as ações efetivas de formação de professores existe uma zona de representações formada na confluência entre níveis diferentes de exigências e de interpretação dos fenômenos e processos formativos, o presente projeto propõe analisar tanto saberes presentes nos currículos, quanto representações de professores de dois cursos de licenciatura de duas universidades públicas a respeito da formação de docentes para a educação básica. A investigação considerará o contexto específico das universidades, assim como o âmbito mais amplo em que são formuladas e implementadas as políticas de formação de professores no país. A análise se apoiará em autores do campo do currículo (Bernstein, Michael Young, Sacristán, Contreras, Tabachinick e Zeichner, Garcia e Moreira, Tardif e Zourhlal, Tedesco e Fanfani, entre outros) e tem como perspectiva epistemológica a abordagem antropológico-dialética de Lefebvre, assim como seu entendimento de representações, em diálogo com a teorização de Moscovici e seus seguidores a respeito das representações sociais.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Sonia Teresinha de Sousa Penin (EDM/FE-USP), Claudia Valentina Assumpção Galian (EDM/FE-USP), Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto (EDF/FE-USP), Maria Cecília Cortez Christiano de Souza (EDF/FE-USP), Sonia Maria Vanzella Castellar (EDM/FE-USP). Pesquisadores Associados: Vera Teresa Valdemarim (DCE/FCL Araraquara/UNESP-SP). Alunos de Graduação e Pós-graduação: Maria Helena Bertolin Bezerra, Regina Scarpa, Afonso Andrade, Maria Vitória da Silva, Josiani Silva, Angela Figueroa, Sonia Guaraldo.

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Estudo de Processos Inovativos de Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizado


Este projeto visa observar o processo de desenvolvimento de sistemas aplicado na construção de Ambientes Virtuais de Aprendizado, analisar quais são os seus diferenciais e propor formas inovadoras de executar as diferentes fases do processo de desenvolvimento de software neste contexto, bem como propor inovações para os artefatos de software produzidos neste processo. O Ambiente Virtual de Aprendizado, objeto de estudo neste processo, é desenvolvido sobre a plataforma Moodle e contempla versões para desktop e dispositivos móveis. Essas características de plataforma, assim como a necessidade de inovação nos artefatos de software exigida por novas arquiteturas pedagógicas, motivam o estudo e a inovação no processo de desenvolvimento de sistemas.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Prof. Dr. Marcelo Fantinato, Profa. Dra. Sarajane Marques Peres. Alunos de Gradução e Pós-graduação: Marcos Pereira da Soledade Junior, Ricardo Sudario e Freitas, Bianca Letti, Gustavo Burin.

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Aprender Jogando


O projeto pretende investigar um novo gênero de jogos, Alternate Reality Games, ou ARGs, e como seu projeto pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades cruciais para o século 21, tais como pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação. Tendo o game EVOKE, desenvolvido por uma equipe do Banco Mundial, serão desenvolvidas atividades educativas práticas, ancoradas no mundo real mas com base nos desafios da comunidade, incluindo conceitos de ciência, matemática e língua no processo de jogar e resolver os desafios apresentados aos jogadores.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araujo. Pesquisadores Associados: Reinhold Steinbeck (Stanford), Robert Hawkins (World Bank), Lucas Nobilo (USP). Alunos de Graduação e Pós-graduação: Monica Garbin (Unicamp) e Carolina Cavalcanti (USP).

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Ensinando a fazer mapas conceituais usando itinerários de aprendizagem


Mapas conceituais são úteis para organizar o conhecimento. Ambientes virtuais de aprendizagem podem ser estruturados a partir de mapas conceituais, criando uma rede de conceitos e materiais de estudo. O objetivo desse projeto é criar um ambiente virtual de aprendizagem para que usuários iniciantes aprendam a fazer mapas conceituais. A estrutura do material a ser elaborado é denominada itinerário de aprendizagem.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Paulo Rogério Miranda Correia. Pesquisadores Associados: Alberto Cañas (IHMC). Alunos de Graduação e Pós-graduação: Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Joana Guilares de Aguiar.

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Novas Arquiteturas Pedagógicas Para a Formação de Educadores Sociais e Lideranças locais


O objetivo do projeto é formar multiplicadores, docentes e discentes capazes de trabalhar em conjunto com organizações locais, desenvolvendo e aplicando técnicas não formais de educação. O principal produto do projeto será a criação/a adaptação de uma metodologia de inovação e criatividade, direcionada para a formação de educadores sociais e lideranças locais, inspiradas no enfoque do design thinking e nas particularidades do contexto brasileiro. Na primeira etapa, pretende-se identificar, divulgar e testar a possibilidade de formação, por meio da metodologia proposta, junto a projetos socioeducativos e organizações voltadas ao desenvolvimento social. Na segunda etapa será realizado um curso de extensão e difusão cultural sobre a metodologia identificada na primeira etapa.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Maria Luisa Trindade Bestetti, Patrícia Junqueira Grandino, Tania Pereira Christopoulos.

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Ação, Interação, Reflexão e Observação (AIRO) em Educação


Em parceria com Laboratório de PBL da Stanford University e Introduzindo ferramentas virtuais de aprendizagem na formação de professores, o projeto pretende desenvolver um espaço de aprendizagem de alta tecnologia que irá apoiar (i) colaboração multi-modal inovadora na captura em tempo real de situações multimídia que ajudem na resolução de problemas envolvendo especialistas e alunos; e (ii) A participação e conscientização dos participantes, levando-os a uma melhoria significativa nas suas habilidades comunicativas e um forte sentido de construção da comunidade.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araujo. Pesquisadores Associados: Renate Fruchter (Stanford University), Lucas Nobilo (USP). Alunos de Graduação e Pós-graduação: Monica Garbin (Unicamp) e Carolina Cavalcanti (USP).


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Modificação nas Representações Culturais dos Participantes do Processo Educativo


Dentre os fatores que caracterizam os processos educacionais que empregam as novas tecnologias de informação e comunicação, a democratização do acesso tem sido o aspecto mais exaltado. Não há dúvida que a modificação nos meios empregados proporcionou o acesso daqueles representantes de grupos que até então se encontravam alijados desse direito. Se outrora, os conhecimentos socializados nas instituições educativas advinham dos setores situados em condições privilegiadas sem qualquer questionamento, neste momento, tal perspectiva enfrenta o desafio da sociedade multicultural. É lícito que as políticas em torno da reconfiguração social culminem na necessidade de repensar a pedagogia. Com relação às representações de sociedade, educação, homem, mulher, mundo etc. veiculadas na educação, há um certo consenso de que não podem mais se lastrear em concepções pertencentes a grupos restritos. É fundamental democratizar também as visões que permeiam o processo educativo. As representações que as pessoas manifestam não podem ser concebidas de forma essencialista. Frutos de experiências contextuais, refletem visões construídas dialeticamente em meio à socialização cultural. É bastante plausível, por exemplo, que durante a experiência pedagógica, professores e estudantes acumulem vivências e acessem discursos que influenciam a forma como atribuirão significados às coisas do mundo. Essa questão leva para o centro do debate a necessidade de se compreender a ocorrência de modificações nas representações dos sujeitos da educação quando se trata de uma experiência educativa inovadora, apoiada em novas arquiteturas pedagógicas. A ideia é identificar, as mudanças de representações docentes ao longo do processo de planejar e implementar o curso; e no caso dos discentes é possível buscar os modos como destacam questões, constroem argumentos e lidam com as referências estudadas. Trata-se de pensar em que medida eles se apropriam dos conteúdos abordados.

Participantes: Docentes Pesquisadores da USP: Marcos Garcia Neira (FE-USP) e Pedro Bonetto (FE-USP).

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